culturas-savatke

O calcário desempenha papel importante para a agricultura, desde tempos remotos, contribuindo para a melhoria e produtividade das lavouras.
----------------------------------------------------------------

Mesmo antes de serem conhecidos os problemas que a acidez representa para as plantas, gregos e romanos já aplicavam uma mistura de calcário friável com argila em suas áreas de cultura, o que melhorava muito a produtividade. Na Europa, a partir do século XVIII, a aplicação de calcário passou a ser utilizada com freqüência para melhorar as propriedades do solo. Aqui no Brasil, somente há pouco mais de 50 anos é que se começou a perceber timidamente os efeitos benéficos da aplicação do corretivo. Hoje, a calagem ideal é um fator decisivo para se ter sucesso na agricultura em nosso país.

Cultura com calagem correta retorna com alta produtividade.

Ssojaoja. A principal cultura extensiva do Brasil (18,5 milhões de hectares, aproximadamente), responsável pela constante ampliação de nossa fronteira agrícola. Se adapta bem solos de baixa fertilidade, onde é fundamental uma calagem bem feita, desde o ínicio.

Milho, arroz e trigo. Os cereais cultivados no Brasil são responsáveis por mais da metade do consumo de fertilizantes utilizados.milhoTêm comportamentos diferentes em relação à acidez do solo, sendo o arroz, em geral, tolerante a níveis mais baixos de pH. As diversas variedades de trigo e milho se adaptam de acordo com as variações de acidez e tipos de solos de cada região. A calagem permite a máxima expressão produtiva de todo tipo de gramínea plantada no país.

cafeCafé. Um produto que muitas vezes sofre com a calagem insuficiente. A adubação nitrogenada excessiva usada para essa cultura geralmente leva a uma acidificação excessiva do solo. Além disso, o desequilibrio de nutrientes causado pelo acúmulo de potássio no solo e a aplicação insuficiente de fósforo, na hora em que a planta necessita, prejudicam bastante essa cultura.

canaCana de açúcar. É muito exigente em relação a nutrientes e a calagem tem se tornado prática constante quando se quer produzir melhor. Embora a cana de açúcar seja relativamente tolerante a solos com pH baixo, o controle da acidez das soqueiras através da calagem, além de econômica (quando se considera que uma aplicação serve para várias colheitas), também é fundamental para a reposição de cálcio e magnésio.

feijaoBatata. Cultura em que a calagem tem grande importância, pois aumenta a produtividade e o tamanho dos tubérculos.

Feijão. É um dos principais alimentos da população brasileira. Em grande parte do país ainda é plantado por pequenos produtores. O feijão é uma cultura extensiva que produz melhor em solo corrigido, como é de conhecimento geral.

laranjasLaranja. Uma das mais importantes culturas de nosso país para a qual a calagem é importante desde a implantação do pomar. Em pomares instalados, o calcário deve ser incorporado, regularmente, com grade. Uma boa calagem se reflete na colheita, com frutos maiores e sadios.

Frutas e as hortaliças também se beneficiam muito com uma calagem correta, pois ficam menos sucetíveis a doenças, produzindo mais e melhor.

pastoPastagens. Embora tolerantes a algum grau de acidez, as pastagens se desenvolvem muito melhor em solo corrigido.O calcário ajuda a renovar pastos degradados, ou com baixo teor de Magnésio. Sendo incorporado em maior quantidade na formação das pastagens, tem efeito residual por vários anos.artigos-link

Hoje, quem tem sucesso na agricultura sabe que a mãe terra recompensa generosamente quem trata bem dela. Isso não só é muito romântico, como também é um grande negócio.


ampulheta

Há um tempo para plantar,
Um tempo para colher
E um tempo para Calpar.

© 2017 - Todos os Direitos Reservados
Calpar Comércio de Calcário Ltda.
Criação: Weiss Film & Design
Fotos: Arquivo Calpar
Parque Termas Riviera, Rodovia PR 151 - km 290,5
Caixa Postal 73 - CEP 84165-700 - Castro - Paraná

Na hora de corrigir sua terra, conte com a gente! (42) 3232-8700