Logo perfil Grupo Calpar

A Calpar produz qualidade com tecnologia para sua terra produzir mais com qualidade.

Fundada em 17 de janeiro de 1968, a primeira indústria localizava-se no centro da cidade de Castro, PR. Ali foram instalados os secadores a lenha para o calcário friável que a Calpar comprava de outra mineradora. A produção, nessa época, mal passava de 35 toneladas/dia.

Eram bons tempos, mas de muito trabalho. Antes de tudo, era importante corrigir o produtor que não corrigia sua terra: como no Brasil a aplicação de calcário só começou a ser usada para corrigir solos há pouco mais de quarenta anos, aqueles eram tempos de pioneirismo; implantar uma nova concepção de produção, fundamental para o crescimento do setor agrícola, como se verificou mais tarde, não foi nada fácil.

Timeline01

Em julho de 1970, a Calpar adquiriu uma jazida própria, exuberante, de formação rochosa compacta e com calcário dolomítico de altíssima qualidade agronômica.

A segunda indústria foi construída em 1972, no Morro do Cristo, próxima ao centro de Castro. Com seis moinhos de construção própria, logo chegou a produzir 1.200 toneladas / dia. Conforme os agricultores foram percebendo o enorme benefício que a aplicação de calcário trazia à sua terra, a demanda não parou mais de crescer.

Timeline010

Em 1990, foi inaugurada a terceira indústria, totalmente nova e moderna, próxima à jazida. Com moinhos e peneiras importadas e estocagem coberta, a capacidade de produção aumentou para 600.000 toneladas/ano.

Em 1995, a capacidade instalada de produção atingiu 850.000 toneladas/ano, com 100% da indústria em área coberta.

Um dos fatores que fez  a Calpar evoluir com consistência e a transformou hoje na maior produtora de calcário agrícola do Brasil foi a sua preocupação em investir constantemente em tecnologia. É preciso visitar suas instalações para se ter uma ideia do que isso significa. 

Produzir calcário de qualidade superior sempre foi um dos diferenciais mais reconhecidos pelo produtor.

Industria antiga
Timeline014

Com capacidade instalada para produzir 1.800.000 toneladas / ano, a Calpar extrai calcário dolomítico a grandes profundidades, obtendo um material que apresenta poder de neutralização (PN) de 100%, refinadíssimo, homogêneo quimicamente e com garantia de granulometria. Somente rochas puras, de excelente qualidade química e livres de impurezas, fornecem esse tipo de minério. Isso tudo, entretanto, sem esquecer o meio ambiente, pois a Calpar preserva com carinho todas as matas circundantes à mina, respeitando a natureza exuberante e a rica fauna que vive nessas matas praticamente intocadas.

A produção da Calpar é armazenada em silos com capacidade para estocar até 200.000 toneladas, o que garante um produto totalmente seco a quem o adquire.

 

O respeito ao motorista e ao seu tempo também são prioridades: a Calpar faz de tudo para ele ir embora rapidinho. Para isso, dispõe de duas balanças de 24 m, com capacidade para 100 t cada uma, sobre as quais o motorista carrega a quantidade desejada de calcário.

Mina5
Timeline020

O fluxo de material permite o escoamento de até aproximadamente 14.000 toneladas, dezoito horas por dia, inclusive aos Sábados, Domingos e feriados.

 

Na Calpar, enquanto aguarda sua vez de carregar, o motorista dispõe de uma estrutura simples e eficiente para atendê-lo bem. Pena, que, quando ele começa a gostar do lugar, já carrega e precisa ir embora. Porém, ele sempre volta.

Centenas de caminhões de vários pontos do Brasil e do Mercosul vêm diariamente à Calpar. Assim, agilidade no atendimento e disponibilidade de produto são fatores fundamentais.

Para o transporte, a Calpar conta com a Calpar-Cargo, que atua no setor de entrega do material e faz cotações, sem custo para o cliente, procurando sempre o melhor frete. A partir de 2007, expandindo ainda mais sua área de atuação, a logística da Calpar também inclui um terminal para transporte ferroviário com capacidade de escoamento para 400 mil toneladas/ano.

Nossa terra merece sempre o melhor, mas o melhor nem sempre precisa custar mais caro.

A Calpar também adota todas as facilidades que possam melhorar seu colt1desempenho e atendimento. Um exemplo foi a implantação dis sistemas Calpar On-Line Representantes (C.O.L.Re) e Calpar On-Line Transportadora (C.O.L.T.) que conectam os escritórios de representação e as Transportadoras com a empresa, via uma rede de computadores.

Escolhida em 2008 como Indústria do Ano pela FIEP, às vesperas de seu aniversário de 50 anos, a Calpar acaba de receber a medalha do Mérito Industrial 2017, oferecido por essa entidade às industrias de destaque do Paraná.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar no WhatsApp

× Entre em contato pelo WhatsApp