Corrigir o solo para melhorar a produtividade. Maior indústria de calcário agrícola do Brasil, Grupo Calpar completa 50 anos em 2018
Qualidade e tecnologia para produzir mais e melhor. Maior indústria de calcário agrícola do Brasil, a Calpar completa 50 anos em 2018, acompanhando as mudanças da economia e investindo em inovação para melhorar a produtividade do solo. Fundada em 1968, no centro de Castro-PR, a Calpar começa sua história ainda antes disso, como negócio familiar baseado na agricultura. Diante das dificuldades em produzir num solo mais ácido, a família Bertolini encontrou no calcário da região a solução que, anos depois, transformou-se em um empreendimento muito maior.
A história é contada pelos irmãos Paulo Bertolini e Marcos Bertolini, que destacam a importância da iniciativa para fomentar a agricultura nos Campos Gerais. “Quando chegamos, não havia nem asfalto e, basicamente, só se produzia batata por aqui. Era uma região bastante difícil. Com a chegada dos imigrantes, que precisavam produzir, foi crescendo a demanda por correção de solo. Nós fomos levados para este mercado por uma necessidade e hoje reconhecemos nosso papel para a evolução da atividade”, inicia Paulo Bertolini.
A Calpar transformou a riqueza local uma oportunidade para o desenvolvimento todo o setor. “Ajudamos o agricultor e o agropecuarista no incremento de suas atividades. O trabalho no campo é, por vezes, muito desgastante. Nós sabemos disso e temos muito orgulho em contribuir para fomentar a produtividade e colocar nosso país em destaque, inclusive no cenário mundial. A atividade agropecuária é essencial para o Brasil, é um dos pilares da nossa economia”, aponta Marcos Bertolini.
Especialista em calcário agrícola
A ligação com a região de Castro consolidou a Calpar no mercado de calcário agrícola, já que é uma área rica em formações rochosas. O produto extraído é naturalmente rico para a correção e nutrição do solo. Por conta disso, a empresa trabalha exclusivamente com calcário para uso na agricultura e agropecuária. “Temos uma capacidade de produção que nos permite entregar nosso produto aos clientes na hora em que eles precisam. Pode ser um pequeno produtor ou uma grande cooperativa, nosso trabalho é pautado em atender a sazonalidade deste mercado da melhor forma possível”, explica Marcos Bertolini.
A qualidade do produto, somada à dedicação em todo o processo, colocam a Calpar em posição de destaque no mercado de calcário agrícola no Brasil e ultrapassa fronteiras, como destaca Paulo Bertolini. “Hoje, além de atuarmos nacionalmente em vários estados, também exportamos para o Paraguai”.
Rico em cálcio e magnésio, o calcário agrícola produzido pela Calpar é mais do que um corretivo de solo, já que fornece minerais essenciais para a produtividade das terras. A empresa alcançou a liderança de mercado com muito investimento em tecnologia e excelência nos processos. Há um cuidadoso trabalho que começa no peneiramento do produto e inclui também o transporte. “O frete é muito importante quando falamos em calcário agrícola, porque cada custo impacta no resultado dos produtores e indústrias. Temos uma coordenação logística e focamos em atendimento de excelência, da extração até a entrega”, explica Rubens Antonio de Souza, responsável pela área comercial da Calpar.
Para Marcos Bertolini, acompanhar a evolução do setor agrícola no país é um uma grande satisfação para a empresa. “Estamos na terceira geração da família à frente do negócio, sempre participando ativamente da evolução do mercado. Nossos 50 anos de história não são só nossos. São de todas as pessoas e famílias que participaram desta trajetória”, orgulha-se. “Nosso maior objetivo é continuar esta trajetória e evoluir junto com todo o setor”, encerra Paulo Bertolini.
Curiosidade! Por que o calcário agrícola aumenta a produtividade?
A acidez da terra é um indicativo de falta de nutrientes. É daí que vem a dificuldade em desenvolver cultivos em terras brasileiras. A acidez é predominante em muitas regiões do país. O uso do calcário como corretivo de solo revolucionou a forma de produzir já que, além de garantir o crescimento das plantas, também contém minerais como cálcio e magnésio, que auxiliam na nutrição das raízes.
A estabilidade e produtividade das plantações é determinada pela qualidade do solo, especialmente nas camadas mais profundas. É isso que o calcário agrícola faz: neutraliza a barreira química que impede o crescimento das plantas, de forma 100% natural.
Você sabia que o calcário está bem perto de você?
Muitas coisas utilizadas no seu dia a dia têm calcário na composição. Ele é ingrediente de fórmulas de pasta de dentes, sabonetes, cosméticos, remédios e produtos alimentícios como a manteiga, a cerveja e o vinho. Também é a base da construção civil, seja na cal utilizada para erguer construções ou nas pedras de mármore que revestem os ambientes das residências.
Sobre a Calpar
Localizada nos Campos Gerais do Paraná, a Calpar tem sua própria jazida para extração de calcário, hoje com capacidade para produzir 1 milhão e 800 mil toneladas por ano. É especialista na produção de calcário agrícola, com máquinas e equipamentos responsáveis por produtos de alta qualidade.