mina-aerea

"O Brasil tem solos
ácidos e sempre precisará de calcário!"

.......................................................................................
klausEssas foram as palavras de Klaus Nixdorf,
alemão, especialista em fertilidade de solos, que deram
o incentivo decisivo para a criação da Calpar.

Fundada em 17 de janeiro de 1968, a primeira indústria localizava-se no centro da cidade de Castro, PR. Ali foram instalados os secadores a lenha para o calcário friável que a Calpar dionisio-josecomprava de outra mineradora. A produção, nessa época, mal passava de 35 toneladas/dia. Eram bons tempos, mas de muito trabalho. Antes de tudo, era importante corrigir o produtor que não corrigia sua terra: como no Brasil a aplicação de calcário só começou a ser usada para corrigir solos há pouco mais de quarenta anos, aqueles eram tempos de pioneirismo; implantar uma nova concepção de produção, fundamental para o crescimento do setor agrícola, como se verificou mais tarde, não foi nada fácil.

Hoje, até os ecologistas reconhecem o valor das aplicações de calcário, pois isso estimula a produção vertical, regenera áreas degradadas promove a formação de matéria orgânica e traz inúmeros benefícios para o meio ambiente.antiga1

Em julho de 1970, a Calpar adquiriu uma jazida própria, exuberante, de formação rochosa compacta e com calcário dolomítico de altíssima qualidade agronômica.

A segunda indústria foi construída em 1972, no Morro do Cristo, próxima ao centro de Castro. Com seis moinhos de construção própria, logo chegou a produzir 1.200 toneladas / dia. Conforme os agricultores foram percebendo o enorme benefício que a aplicação de calcário trazia à sua terra, a demanda não parou mais de crescer.

Em 1990, foi inaugurada a terceira indústria, totalmente nova e moderna, próxima à jazida. barracoesCom moinhos e peneiras importadas e estocagem coberta, a capacidade de produção aumentou para 600.000 toneladas/ano.

Em 1995, a capacidade instalada de produção atingiu 850.000 toneladas/ano, com 100% da indústria em área coberta. Hoje a capacidade instalada de produção atingiu 1.800.000 toneladas/ano.

Sempre atenta ao que possa trazer vantagens reais e satisfação aos seus clientes, a Calpar adota todas as facilidades que possam melhorar seu desempenho e balancaatendimento. Um exemplo disso foi a implantação dos sistemas Calpar On-Line Representantes (C.O.L.Re.) e Calpar On-Line Transportadoras (C.O.L.T.), que conectam os escritórios de representação e as transportadoras com a empresa, via uma rede de computadores.

A Calpar também conta com um novo serviço: a Calpar-Cargo, que atua no setor de entrega do material e faz cotações, procurando o melhor frete para o cliente, sem custos.




© 2017 - Todos os Direitos Reservados
Calpar Comércio de Calcário Ltda.
Criação: Weiss Film & Design
Fotos: Arquivo Calpar
Parque Termas Riviera, Rodovia PR 151 - km 290,5
Caixa Postal 73 - CEP 84165-700 - Castro - Paraná

Na hora de corrigir sua terra, conte com a gente! (42) 3232-8700